Maneiras de melhorar suas habilidades de mistura de cores

12 maneiras de melhorar suas habilidades de mistura de cores

Maneiras de melhorar suas habilidades de mistura de cores, sim é possível. Acredite ou não, a mistura em aquarela é uma habilidade que leva tempo e prática para dominar. Neste post, você aprenderá doze maneiras de melhorar suas habilidades de mistura de cores.

Vamos começar!

Artigos relacionados:

12 dicas para melhorar suas habilidades de mistura de cores

Use uma roda de cores

Ter uma roda de cores por perto atuará como um lembrete das relações entre cores diferentes. Você saberá quais cores misturar para fazer tons suaves, quais cores são quentes e frias e como misturar cores secundárias saturadas.

Veja também: Como fazer uma roda de cores

Trabalhe com uma paleta limitada

Trabalhar com menos cores o desafia quando se trata de mistura de cores. Você pode misturar quase qualquer cor com uma versão quente e fria de cada cor primária e ainda produzir pinturas impressionantes em aquarela!

Ao usar menos cores, você pode gastar mais em tintas de alta qualidade com mais pigmento. Com o tempo, você se familiarizará com a quantidade de tinta para misturar e quais cores usar para alcançar as cores que deseja!

Observe o humor da sua pintura

A cor desempenha um papel enorme na determinação do humor geral da pintura. Pergunte a si mesmo o que você espera que a pintura evoce no espectador. Isso ajudará você a escolher as cores certas para definir o tom da pintura.

A imagem abaixo mostra uma comparação entre duas pinturas soltas. Você pode ver como as diferentes cores usadas em ambas as pinturas mudam o humor geral:

Explore diferentes esquemas de cores

Em vez de usar um esquema de cores para um determinado assunto cada vez que você o pinta, considere alterar as cores e usar uma combinação diferente. Use cores complementares para destacar certos elementos ou usar cores análogas para criar mais harmonia.

Crie esboços de cores

Faça um esboço de cores rápido do seu assunto antes de iniciar a peça final. Isso permitirá que você explore diferentes esquemas de cores e você poderá decidir quais funcionam melhor. Os esboços de cores são uma ótima maneira de colocar suas idéias difíceis no papel e desenvolvê -las.

Não replique as cores de referência

Tudo bem se as cores que você mixar não são exatamente a mesma sombra que as de sua referência. Lembre -se de que sua referência visa servir como inspiração, é bom usar tons ligeiramente diferentes para criar sua pintura.

Às vezes, tentar replicar os mesmos tons que a referência pode fazer com que suas pinturas fiquem sem graça.

Use cores quentes e frias

Aprender sobre a temperatura da cor ajudará muito a ajudá -lo com a pintura em aquarela. Você poderá dizer quais cores primárias você precisa misturar para fazer cores secundárias saturadas. Você também aprenderá a criar profundidade em suas pinturas usando cores quentes e frias.

Concentre -se nos valores primeiro

Antes de começar a trabalhar com cores, certifique -se de descobrir os valores do seu assunto. Isso facilita muito a seleção de suas cores. Você saberá se deve misturar tons quentes ou frios, claros ou escuros e cores suaves ou saturadas.

Tome nota de quais cores funcionaram no passado

Ao desenvolver suas habilidades de mistura de cores através da prática, certifique -se de ter uma área especial onde você possa anotar receitas de cores que funcionaram no passado. Você também pode adicionar informações adicionais e anotar quais cores essas mixagens foram bem.

Observe o trabalho de outras pessoas

Aprenda com artistas experientes, artistas que passaram anos dominando seu ofício. Observe seu trabalho e observe quais cores eles usam para transmitir os elementos em suas pinturas. Anote o tom da pintura, cujas cores elas combinam e como elas usam cores suaves e saturadas.

Isso pode lhe dar alguma inspiração e visão sobre como experimentar seu próprio trabalho.

Silenciar algumas de suas cores

Um erro que muitos iniciantes cometem é usar cores altamente saturadas para toda a sua pintura. Isso faz com que a pintura pareça intensa e pode ser difícil de olhar, porque o espectador não tem certeza de onde se concentrar.

Ajuda se você usar uma combinação de cores suaves e saturadas para completar sua pintura.

Aproveite os gráficos de mistura de cores

Fazer seu próprio gráfico de mistura de cores é uma excelente maneira de praticar suas habilidades de mistura de cores.

Os gráficos de mistura de cores permitem que você veja as cores possíveis que você pode misturar da sua paleta para entendê -las melhor.

Existem vários tipos diferentes de gráficos de mistura de cores que você pode criar e cada um serve a um propósito diferente.

Escrevi um artigo que explica os 6 tipos de gráficos de mistura de aquarela em profundidade.

Obrigado pela leitura! Se você achar este artigo que se inscreva na minha lista de e -mails para receber mais recursos de aprendizado em aquarela!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *