Como criar técnicas de textura em aquarela

Como criar técnicas de textura em aquarela

Como criar técnicas de textura em aquarela, uma das melhores maneiras de tornar suas pinturas mais interessantes.

Neste post, você aprenderá várias técnicas diferentes de textura em aquarela para levar suas pinturas para o próximo nível!

As técnicas que você pode usar para adicionar textura à sua pintura em aquarela incluem: pigmentos granuladores, escova seca, escaldante, líquido de mascaramento, esponja, respingo, sal, arranhão, resistência a cera, elevação e arrastamento.

Com as técnicas listadas abaixo, você pode usar a textura para atrair a atenção do espectador e destacar certos elementos para melhorar a interação entre o espectador e sua obra de arte!

Vamos começar …

Artigos relacionados:

Técnicas de textura em aquarela

Granulação

Usar pigmentos que granulam é uma técnica que você pode usar para criar textura. A granulação é quando as partículas de pigmento se separam e secarem em pequenos pontos texturizados (imagem abaixo).

Existem pigmentos não granuladores e granuladores, geralmente você pode encontrar essas informações sobre o rótulo do tubo de tinta ou no site da empresa. Você também pode ler um artigo que escrevi sobre como testar a granulação.

O papel áspero funciona melhor no expressando texturas de granulação, você pode ver isso na imagem abaixo:

Granulação em aquarela

Técnica de escova a seco

A técnica de escova a seco refere -se a carregar o pincel com uma mistura de tinta e depois amortecendo -a para remover a maior parte da umidade e pintar pinceladas com textura áspera contra o papel.

Comece misturando a cor que você deseja e carregando seu pincel com ele. Em seguida, remova o excesso de água da escova, amortecendo -a em uma toalha ou pano de papel. Usar o pincel de lado pode ajudar a criar traços texturizados.

Fluido de mascaramento

O líquido de mascaramento é usado por aquarelistas para preservar certas áreas da pintura. Com o líquido de mascaramento, você pode mascarar faixas de sua pintura para adicionar textura. Sinta -se à vontade para explorar essa técnica usando ferramentas diferentes para aplicá -la. Por exemplo, respingar o líquido de mascaramento com uma escova de dentes ou usar um palito para espalhá -lo pode produzir texturas diferentes.

Você sempre pode ler meu artigo sobre como usar o fluido de mascaramento para aprender mais!

Esponja

As esponjas são uma excelente ferramenta ao pintar a folhagem da árvore! Eles podem produzir uma variedade de texturas diferentes. Com uma esponja, você pode criar texturas lindas, dependendo do tamanho dos orifícios de esponja e com que tinta você as absorve. Além disso, você também pode usar traços diferentes para aplicar a tinta. Por exemplo, você pode arrastar a esponja para criar mechas ou espalhá -lo para criar pequenos pontos concentrados.

Técnica de respingo

Você pode ter visto artistas espalhar seu trabalho para adicionar textura. Essa também é uma ótima maneira de criar expressões de textura que chamam a atenção para um elemento específico em sua pintura. Por exemplo, você pode respirar ao pintar folhagem, flores, pedras ou ondas. Você também pode usar uma escova de dentes para isso!

Como criar uma técnica de aquarela respingante com seu pincel:

  1. Comece misturando a cor que você deseja respirar. Cubra as áreas circundantes da pintura com papel de sucata.
  2. Segure seu pincel aproximadamente 10 a 15 polegadas acima do seu papel. Toque na alça da escova ou sacuda as cerdas para criar um respingo sobre sua pintura.
  3. Antes de respingar sua pintura, recomendo testá -la em um pedaço de papel separado primeiro. Dessa forma, se os pontos forem grandes e aquosos, você poderá reduzir o excesso de água em uma toalha de papel. Você também pode segurar o pincel em diferentes alturas para produzir tamanhos diferentes.

Texturas de sal

O sal de pitadas é outra técnica que muitos aquarelistas usam para criar textura! Se você polvilhar sal em sua pintura enquanto ainda estiver molhado, ele absorve a água e puxa o pigmento. Isso cria pequenos pontos texturizados (como mostrado na imagem abaixo).

Essa técnica não é apenas muito divertida, mas existem tantas maneiras possíveis de ajustá -la para criar texturas exclusivas!

Vários fatores diferentes produzirão resultados diferentes ao usar a técnica de sal em aquarela. Alguns desses fatores incluem o uso de diferentes tamanhos de sal e diferentes quantidades de umidade no papel.

Tenho um post explicando a técnica de sal em aquarela em profundidade, incluindo exemplos, se você quiser aprender mais.

Veja como usar a técnica de sal para textura passo a passo:

Técnica de arranhões

Raspar e arranhar técnicas de aquarela são duas maneiras de criar destaques, bordas mais nítidas e

Existem duas maneiras de usar esta técnica:

  1. Raspar a tinta enquanto ainda está molhado. Isso permite que você crie formas interessantes. Para isso, você pode usar um cartão para raspar a tinta molhada.
  2. Arranhando o papel depois de secar para adicionar alguns destaques, reflexões na água … etc

Resistência a cera

A resistência a cera é muito divertida de usar! Você pode comprar uma resistência de cera na forma de um graveto ou giz de cera e depois usá -lo em suas pinturas.

Quando você aplica a cera ao seu papel em aquarela, ele repele a água e cria uma textura de aparência bonita. É muito útil ao pintar reflexões na água e, em alguns casos, pode ser uma alternativa ao mascaramento de líquidos!

Para usar a resistência de cera em sua pintura em aquarela, comece aplicando -a onde deseja criar textura. Depois de aplicá -lo, você pode pintar sobre ele.

Ao contrário do fluido de mascaramento, depois de aplicar a resistência de cera, você não poderá removê -lo. Portanto, certifique -se de que você planejou sua pintura bem.

Outra alternativa à resistência a cera é o pastel de óleo que produz os mesmos resultados!

Técnica de toalha de papel

Existem duas maneiras de criar textura usando uma toalha de papel. A primeira maneira é levantar a tinta molhada do papel e a segunda maneira é arrancando a toalha de papel e usando -a para aplicar tinta no papel.

Levantar a tinta usando uma toalha de papel é uma excelente maneira de adicionar nuvens. Você pode usar uma toalha de papel para pintar manchas de folhagem, arbustos e areia … etc.

Escaldando

Embora a escaldante seja considerada uma técnica de pintura a óleo, você ainda pode usá -lo para criar textura na pintura em aquarela. A queda na aquarela é uma técnica em que você pinta pinceladas aleatórias, irregulares e irregulares juntas para criar uma impressão de textura.

Se você deseja aprender mais, escrevi um artigo detalhado sobre a técnica de escalada em aquarela.

Papel áspero

Das três texturas de papel, o papel áspero funciona melhor para criar texturas difíceis. Muitos artistas usam papel difícil ao pintar paisagens para textura adicional. Por exemplo, ao pintar ondas ou cenas com folhagem pesada. A imagem abaixo mostra uma comparação entre papel áspero e papel prensado a frio usando a técnica de escova a seco. Você pode ver como o papel difícil tem muito mais textura:

É isso para este post! Espero que você tenha gostado de acompanhar e ache este artigo útil!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *