Aprender a se misturar com aquarelas pode ser mais desafiador do que misturar com outros meios … ao mesmo tempo, a mistura é uma parte essencial de aprender a pintar com aquarelas.
Neste post, você aprenderá as técnicas básicas para se misturar com aquarelas. Vou quebrar cada etapa com explicações e exemplos para que você possa experimentar também!
Vamos entrar nisso …
Artigos relacionados:
Como misturar molhado no molhado
A técnica molhada sobre a tábua é perfeita para misturar lavagens de fundo ou áreas amplas da pintura, em vez de um trabalho detalhado. Isso ocorre porque mais água é igual a mais fluxo de tinta, fazendo com que você tenha menos controle da lavagem.
Misturando com uma cor:
Para se misturar usando a técnica molhada na molhada, você precisará molhar o papel com água suficiente, criando uniformemente um brilho reflexivo (não muito molhado). Com o pincel, aplique a cor, depois enxágue e remova o excesso de água em uma toalha de papel. Você deseja que seu pincel tenha a mesma quantidade de umidade que o papel. Agora você pode espalhar a tinta e misturá -la no papel. Abaixo, você encontrará o processo detalhado:


Misturando com duas cores:
Mais uma vez, comece com um brilho uniforme e adicione sua primeira cor, faça a mesma coisa que acima enxaguando o pincel para reduzir a quantidade de pigmento. Em seguida, espalhe a tinta e fique de olho em quão molhado está seu pincel. Certifique -se de deixar algum espaço para a segunda cor. Depois de misturar a primeira cor, repita o processo com a segunda cor.
A mistura é sobre julgar a quantidade correta de umidade em seu pincel e papel e ser capaz de dizer quanto pigmento você precisa na sua mistura de tinta. Quanto mais você continua praticando, mais fácil será contar esses dois fatores.


Usando a quantidade certa de umidade para misturar
A chave para a mistura de aquarela usando a técnica úmida é descobrir a quantidade certa de água para usar o efeito que você deseja criar.
Por exemplo, o uso de muita água fará com que o pigmento flua para o exterior. Quando a tinta seca, você ficará com bordas saturadas e centros pálidos.
No entanto, se você usar muito pouca água, a tinta secará muito rapidamente, deixando você com pouco ou nenhum tempo para se misturar.
Com a quantidade certa de água, o pigmento permanece onde deveria estar e pode ser espalhado com facilidade.
Veja a imagem abaixo, por exemplo. A primeira forma mostra um exemplo de adicionar muita água, a segunda com água suficiente e a terceira com pouca água:


Como misturar molhado no seco
A mistura usando a técnica de aquarela úmida e seca é mais adequada para pintar detalhes mais delicados e misturar formas menores. Isso ocorre porque você tem mais controle sobre a tinta.
Duas maneiras pelas quais você pode se misturar molhado em seco:
- O primeiro é pintando a segunda cor ao lado da primeira cor e misturando o meio
- O segundo é misturar as duas cores através de um gradiente.
Misturando duas cores um ao lado do outro
Como misturar duas cores pintando -as um ao lado do outro molhado no seco:
- Comece pintando a primeira cor. Não use muita ou pouca água, a chave é molhá -la o suficiente para que não haja poça e haja um bom brilho.
- Enquanto a tinta ainda estiver molhada, pinte a segunda cor ao lado da primeira. Tente garantir que seu pincel tenha aproximadamente a mesma quantidade de umidade que a primeira cor. Se o seu pincel estiver muito molhado, ele repelirá a tinta e causará um encosto (quando todo o pigmento fluir para as laterais do papel e forma uma borda dura). Se o pincel tiver pouco ou nenhuma umidade, ele absorverá e levantará a tinta do papel.
- Em seguida, enxágue o pincel e remova o excesso de água em uma toalha de papel. Use o ponto do pincel para misturar o meio das duas cores.
As imagens abaixo mostram o processo passo a passo:
Misturando duas cores através de um gradiente
Como misturar duas cores através de um gradiente, molhado em seco:
- Comece pintando a primeira cor, começando com uma mistura saturada. À medida que você move o pincel, enxágue -o e adicione gradualmente menos pigmento. Isso deve criar um gradiente de saturado a diluído.
- Quando você chegar ao final do gradiente, adicione uma versão diluída da segunda cor ao final do gradiente e fortaleça lentamente a intensidade da cor à medida que se move.
- Enxágue o pincel e misture o meio, se necessário.
As imagens abaixo mostram o processo passo a passo:
Você também pode misturar as duas cores em um gradiente adicionando a segunda cor um espaço mais longe do primeiro e depois diluindo -o para o meio onde as cores se encontrarão.

Lembre -se de que a chave para a mistura é poder julgar quanta umidade o papel e a escova deve ter. Quanto mais você praticar, mais fácil se tornará para você julgar quanta água adicionar. Acabará por vir naturalmente.
Misturando para criar bordas macias/bordas desbotadas
Usar uma combinação de bordas macias/desbotadas e bordas duras/nítidas em sua pintura pode fazer uma enorme diferença no seu trabalho. Agora que você conhece o básico da mistura, vamos aprender a misturar suas bordas. Para criar bordas desbotadas, você pode:
- Refrute e suavize as bordas
- Limpe lentamente o valor diluindo a tinta enquanto ela ainda está molhada.
Para criar um início de borda desbotado pintando uma amostra saturada de cor. Comece lentamente a espalhar a tinta e depois enxágue o pincel e continue iluminando o valor:

A imagem abaixo mostra um segundo exemplo de como se misturar para criar bordas desbotadas.
Desta vez, em vez de pintar a amostra e depois espalhar o pigmento, tente pintar a amostra, enxaguando o pincel e pintando a água limpa ao lado da amostra de tinta.
Você verá o pigmento começando a sangrar na água.
Uma vez que começa a sangrar, é quando você espalha a tinta, então umedece a escova em uma toalha de papel e misture -a com o restante da borda.

Misturando uma camada seca
Como misturar uma vantagem após a camada secar:
Comece com qualquer cor de sua escolha e deixe secar.
Rewet A borda que você deseja desaparecer com água limpa. Depois que o pigmento afrouxa o espalhe com o pincel.
Você também pode amortecer o pincel em uma toalha de papel e depois levantar e espalhar a tinta.

Qualidade do papel
Às vezes, a qualidade do seu artigo pode afetar o quão bem suas cores se misturam.
A mistura em papel de qualidade mais barato pode ser muito difícil e produzir os efeitos errados. Idealmente, o algodão funciona melhor quando se trata de aquarela.
Obviamente, isso não significa que você precisa comprar o papel mais caro, apenas evite papel de qualidade super barato.
Se você estiver interessado, tenho um artigo totalmente focado em como escolher papel em aquarela.
Praticar e explorar
As técnicas de mistura que mencionei acima são o básico para ajudar você a começar.
No entanto, muitos artistas desenvolvem suas técnicas experimentando até encontrar as que preferem.
Meu conselho seria continuar praticando aplicando essas técnicas em sua pintura. Eventualmente, você desenvolverá um instinto de se misturar naturalmente!
Obrigado por ler este post! Espero que você tenha achado as informações úteis.
Se você ainda é novo e lutando com técnicas iniciantes, índices de água para pintura … etc. Certifique-se de se inscrever nos meus pacotes de aquarela para iniciantes abaixo: