
Como pintar campo em uma tempestade em aquarela? Para mim, sempre houve algo atraente ao olhar para qualquer pintura de paisagem em aquarela que apresenta uma tempestade. Adoro olhar como os diferentes pintores conseguem capturar a essência mal -humorada, mas selvagem, que vem com uma tempestade. Então eu decidi pintar um para mim e, neste post, seguirei o tutorial passo a passo para que você possa tentar também!
Vamos entrar nisso …
Cores usadas:
As cores que usei estão listadas abaixo, mas você pode usar o que preferir.
- Céu:
- Cinza escuro: Azul prussiano (PB 35) + Toque de Sienna queimada (Pr 101) + Alizarin Crimson (Pr 83)
- Campo e árvore:
- Verde claro: Cobalt Blue (PB 28) + Limão Amarelo (PY3)
- Green silenciado médio: Azul prussiano + Gamboge (Py 97, py 110)
- Verde escuro: Azul prussiano + gamboge + umber queimado
- Roxo: Rose Madder (PV 19) + Ultramarine francesa (PB 29)
Tutorial passo a passo
Tutorial em vídeo
Esboço de lápis
Como sempre, começamos com o esboço básico. O esboço a lápis não precisa ser muito detalhado, ele deve apenas delinear as formas e elementos gerais que juntam a peça final.
Agora é hora de pintar a paisagem em aquarela!
Construindo o céu
Para começar, molhe o papel com água limpa.
Em seguida, misture uma grande poça de cinza escuro e com uma escova grande começa a pintar em mechas de cinza no céu. Certifique -se de deixar alguns espaços brancos entre os golpes.
Continue carregando o pincel com a mesma cor, no entanto, desta vez com uma proporção um pouco mais alta de tinta que a água. Enquanto o papel ainda está um pouco molhado, adicione mais alguns finos para tornar as nuvens mais escuras.
Você pode ver como eu pintei o topo do céu muito mais escuro e macio que o fundo.
Se você olhar para a foto acima, verá como as nuvens têm um efeito de penas. Isso foi conseguido caindo em uma mistura com mais tinta do que água em papel molhado. Fazendo com que a tinta se espalhe e sangrasse no papel úmido e resultando em um efeito de penas.
Para aprender sobre essa técnica em profundidade, não deixe de se inscrever nos meus princípios de aquarela para iniciantes gratuitos e-book abaixo.
Agora é hora de deixar o papel secar! Se você pintar em papel úmido, corre o risco de causar encostos indesejados. Então faça uma pequena pausa e deixe a pintura funcionar, é mágica.
Primeira camada de campo e flores
Enquanto o céu continua a secar, molhe a metade inferior do papel com água limpa. Comece a cair na tinta verde e com o pincel crie dabs suaves. À distância da tinta de campo em um verde suave, nesta fase, estou pintando com lavagens leves, assim posso construir lentamente camadas por cima.
Também fiz questão de deixar alguns espaços brancos entre as pinceladas. Observe como as pinceladas à distância do campo estão mais próximas e são moldadas em linhas horizontais, onde os golpes em primeiro plano são muito arredondados e têm mais espaços no meio.
Enquanto a tinta ainda estiver molhada, comece a soltar pontos concentrados de roxo com a ponta da escova. Cuidado para não carregar o pincel com muita água.
Continue adicionando golpes mais concentrados de tinta. Faça as áreas embaixo da árvore e no fundo da grama mais escura e nas áreas do meio mais claras.
Deixe secar …
Uma vez que a primeira camada da grama estiver seca, você pode começar a pintar nos detalhes mais delicados. Você pode ver como pintei linhas horizontais finas à distância do campo e, mais perto do primeiro plano, pintei pequenas manchas de grama.
Ao preencher os detalhes, você também pode começar a pintar a segunda camada mais escura de flores. Com a ponta da escova, pinte alguns pontos pequenos em cima das manchas de flores roxas.
Árvore
É hora de passar para a árvore!
Para pintar a árvore, usei a técnica de escova a seco. Essa técnica é bem simples, comece removendo a água extra, envolvendo -a em uma toalha de papel. Em seguida, carregue seu pincel com tinta com apenas uma pequena quantidade de água. A chave é fazer com que seu pincel fique úmido enquanto você pinta.
Para começar a árvore, pegue um pouco de tinta verde amarela clara e aplique -a no papel com a lateral do pincel. Tente deixar alguns espaços vazios através da folhagem, especialmente mais perto das bordas.
À medida que continua, escurece ligeiramente a mistura e continue adicionando mais tinta.
Continue adicionando verde médio. O fundo e o meio da folhagem serão geralmente mais escuros, então solte mais tinta nessas áreas.
Enquanto você pinta, tente deixar algumas áreas verdes claras chegando.
Deixe secar …
Quando a camada anterior estiver seca, carregue seu pincel com tinta verde escura. A mistura de tinta deve ter uma quantidade maior de tinta que a água. Com o ponto do pincel, solte pequenos pontos aqui e ali, mantendo as áreas mais leves da camada anterior.
Em seguida, pinte o tronco da árvore com um marrom claro.
Se você estiver interessado em aprender mais sobre como pintar árvores em aquarela, não deixe de conferir este post, onde eu aprofunda esse tópico.
Detalhes finais da paisagem
Para adicionar os detalhes finais, pinte em uma segunda camada do porta -malas para torná -la mais escura. Próxima pintura linhas finas entre a folhagem para mostrar os galhos menores.
Como há muita folhagem nesta árvore e está posicionada à distância, adicione apenas algumas linhas finas para mostrar os galhos. Você pode ver como eu só adicionei 2 ou 3.
Chegamos ao final de mais um tutorial de paisagem em aquarela! Espero que você tenha gostado de acompanhar e se tiver alguma dúvida ou tópica que gostaria de cobrir, não deixe de deixar um comentário abaixo!
Se você não é um fã do céu tempestuoso nesta pintura, convém conferir meu campo de flores em um tutorial passo a passo do dia ensolarado.