Saber como seus pigmentos se comportarão e como testar a tinta em aquarela para obter o máximo desempenho podem lhe dar mais informações quando você os estiver usando! Neste post, vou mostrar como você pode testar suas tintas em aquarela para que você possa aprender mais sobre elas!
Vamos entrar nisso …
Por que você deve testar suas aquarelas?
Por que se preocupar em testar suas tintas em primeiro lugar? Como isso poderia ajudá -lo?
A resposta é bastante simples, o objetivo de testar suas tintas em aquarela é poder entender melhor como sua seleção específica de pigmentos se comportará no papel. Para evitar surpresas indesejadas.
O que me leva à minha próxima pergunta, que qualidades você deve procurar ao testar suas tintas em aquarela? A resposta é transparência, granulação, permanência, masstone/tom, manchas e difusão. Vamos passar por cada um com mais detalhes e como testá -los!
Como testar diferentes qualidades de pintura em aquarela:
Transparência/opacidade
Uma das características da tinta aquarela é que ela é transparente. Ou seja, quando você aplica uma camada de tinta em outra camada, as camadas anteriores podem ser vistas. Se você adicionar uma nova camada ao papel, a luz ainda poderá viajar pela camada de tinta, refletir o branco do papel e criar um efeito maravilhosamente luminoso.
Alguns pigmentos são mais transparentes que outros. É por isso que os testes de transparência podem ser úteis, você saberá com antecedência quais cores usar ao usar as camadas.
A transparência pode ser testada desenhando uma linha de tinta à prova d’água (você pode usar um Sharpie) e, em seguida, coloque a cor que deseja testar na parte superior. Se as cores forem mais opacas, elas deixarão um resíduo calcário.
Você também pode testar o nível de transparência de uma cor contra outra, vidrando -os um no outro.
Granulação
Para fazer tinta em aquarela, o pigmento é moído em um pó fino suave. No entanto, alguns pigmentos têm grãos maiores que outros. Quando a camada de tinta está secando, o pigmento se separa e afunda nos poços do papel para formar um efeito pontilhado texturizado, como mostrado na imagem abaixo. Este é o processo é chamado de granulação.
Cores diferentes granulam no papel a taxas diferentes. Isso ocorre porque, embora alguns pigmentos sejam mais fáceis de moer em um pó fino, outros são mais difíceis e criam resultados levemente granulados. Um bom exemplo disso é ultramarino.
Como testar a granulação?
Para testar a granulação, você simplesmente precisa diluir o pigmento e depois pintar a cor no papel. Agora, tudo o que você precisa fazer é esperar que seque para ver os resultados. O uso de papel com textura áspera ou papel prensado a frio será mais eficaz do que o pressionado a quente.
Informação da luz
A aceitação da luz, também conhecida como permanência, refere -se a quão durável a tinta é em um determinado prazo quando exposto à luz. A permanência ocorre devido à exposição à luz, as ligações químicas da tinta começam a quebrar. Isso acontece durante um certo período que faz com que as pinturas em aquarela desapareçam, escurecem ou fiquem descoloridas com o tempo.
As empresas geralmente incluem uma “classificação de permanência” que indica o nível de durabilidade que o pigmento tem contra a exposição à luz. A classificação geralmente é escrita no rótulo ou no site da empresa e muda entre as marcas. No entanto, você pode testar isso por si mesmo.
Como testar a capacidade de luz?
Você pode testar a aceleração da luz, gestando a cor que deseja testar e colocá -la em um local onde é exposto à luz solar direta. Após um certo período de tempo, você pode pintar uma nova amostra das mesmas cores e anotar se houver alguma diferença. Como as cores diferentes têm classificações de permanência diferentes, pode levar muito mais tempo para ver qualquer diferença com certas cores.
Atualmente, estou executando um teste de permanência e atualizarei esta postagem com os resultados quando estiver concluído em 6 meses e 12 meses.
Masstone/Underne
Masstone e Underne, também chamados de “mudança de matiz”, são termos para descrever como a tinta se parece diretamente do tubo (saturado) em comparação com o que parece diluído (diluído).
MASSTONE- TINTA SATRADA DO TUBO
Urs
Como testar Masstone e Underne?
Para testar o Masstone e o tom de suas cores, basta agrupar uma versão saturada de um lado e depois incluir uma versão diluída ao lado.
Como alternativa, você também pode começar pintando uma longa tira. Comece com o pigmento saturado diretamente do tubo e adicione lentamente pequenas quantidades de água à medida que move o pincel. A imagem abaixo mostra as duas versões:
Coloração
As aquarelas de manchas são tintas que, quando você trabalha com elas, a tinta é absorvida pelo papel e fica difícil de reuminar, remover ou retrabalhar. Alguns pigmentos são “sem manchas”, o que significa que eles podem ser retirados do papel com pouco ou nenhum esforço. Isso é especialmente útil ao suspender a tinta nas reflexões ou destaques em aquarela!
Você pode testar seus pigmentos se eles estiverem manchando usando uma toalha de papel ou uma escova umedecida para levantar a tinta em dois estágios diferentes. O primeiro estágio é levantar o pigmento enquanto a tinta ainda está molhada. O segundo estágio é deixar a camada de tinta secar, depois retirar uma pequena seção e tentar levantar o pigmento depois.
Nível de dispersão (difusão)
A tinta aquarela tende a “sangrar” quando você pinta em papel molhado. O nível de dispersão refere -se à rapidez e quão longe o pigmento se espalha ao pintar. Cores que se espalham mais e rapidamente se misturam com outras cores mais do que pigmentos que realmente não se espalham.
Veja como testar o nível de dispersão:
- Desenhe caixas retangulares longas que serão as suas tiras de teste. Verifique se cada caixa tem o mesmo tamanho para obter mais precisão. Eu desenhei o meu 5cm × 1cm
- Molhe a primeira caixa com água limpa e carregue seu pincel com a cor que deseja testar
- Solte a cor na caixa da extremidade esquerda, envolvendo 2 a 3 vezes, dependendo do tamanho da sua caixa. Eu cambaleei 3 vezes para cada cor.
- Deixe o pigmento secar sem perturbá -lo. Como está secando, você poderá ver até que ponto o pigmento viaja pela faixa de teste
- Para mais precisão, tente molhar as caixas com a mesma quantidade de umidade. Trabalhe apenas com uma caixa de cada vez, você não quer que eles comecem a secar enquanto testam as outras cores.
As imagens abaixo mostram o processo passo a passo:
Você pode ver os resultados finais na imagem abaixo. Você também verá como a primeira cor (ultramarina francesa) não se espalhou muito. Isso ocorre porque eu não molhei o papel o suficiente e o papel seco antes que a tinta tivesse a chance de se espalhar.
Como entender melhor suas tintas?
Depois de enrolar suas tintas em aquarela e testá -las, você pode se perguntar se há mais alguma coisa que você possa fazer para se familiarizar com sua paleta. Nesse caso, eu aconselho gráficos de mistura de cores! Dessa forma, você pode entender quais cores podem ser misturadas a partir dos pigmentos que você tem em mãos.
Também escrevi um artigo sobre muitos dos diferentes tipos de gráficos de mixagem em aquarela! Não deixe de conferir para saber mais.