Como usar o líquido de mascaramento para evitar uma das coisas frustrantes sobre pintar com aquarelas é que, uma vez que você pinta uma cor escura, você não pode pintar uma mais clara no topo.
Bem, e se você pudesse preservar as áreas mais leves antes de adicionar os tons escuros?
É por isso que, neste post, você aprenderá tudo sobre como usar o fluido de mascaramento para suas pinturas em aquarela para que você possa fazer exatamente isso!
O que é o líquido de mascaramento?
Na pintura em aquarela, o líquido de mascaramento é um líquido que, quando aplicado ao papel, pode ser usado para preservar pequenas áreas, geralmente os valores mais leves, de uma pintura. Por exemplo, se você estiver pintando montanhas ou reflexões na água, ele pode ajudar a preservar os destaques.
Como usar o líquido de mascaramento
Para usar o líquido de mascaramento, você simplesmente precisa aplicá -lo às áreas que deseja preservar. Em seguida, deixe secar e depois pinte sobre ele como normal. Depois que a tinta secar, esfregue suavemente o líquido seco com as mãos para removê -la.
Aqui está o processo em detalhes:
1. Planejando sua pintura
Antes de começar a pintar, primeiro você precisa saber quais áreas deseja preservar. Criar um esboço de valor pode fazer uma enorme diferença com esta etapa. Desenhe o contorno geral da sua pintura usando um lápis.
Anote onde estarão as áreas mais leves, é aí que você deseja aplicar o fluido de mascaramento.
2. Como aplicá -lo
Para esta etapa, você precisará de um pincel. Nunca use um pincel de boa qualidade com líquido de mascaramento, porque será arruinado!
Se você não tiver uma escova sobressalente, também pode usar a extremidade de uma alça de escova ou um palito de dente.
Com o pincel, aplique o fluido de mascaramento nas áreas que você marcou no seu esboço. Depois de terminar, feche a garrafa com força e deixe o papel secar. Enxágue o pincel com água, no entanto, não use a mesma água para pintar.
Antes de começar a pintar, verifique se o fluido de mascaramento está completamente seco. Você poderá dizer que está seco quando ficar emborrachado.
Depois de secar, você pode pintar sobre ele e terminar sua pintura como normal.
3. Como remover o fluido de mascaramento
Para remover o fluido de mascaramento, o papel deve ser completamente seco. Isso ocorre porque se o papel ainda estiver molhado, você poderá rasgá -lo.
Você pode removê -lo manualmente ou usar ferramentas diferentes, como uma borracha de cimento de borracha. A maioria dos artistas apenas usa as mãos esfregando -as suavemente no papel para removê -lo. Lembre -se de não usar muita pressão ou ir muito rapidamente, pois isso pode fazer com que o papel rasgue.
OBSERVAÇÃO: Nunca deixe o líquido de mascaramento por mais de dois dias, caso contrário, pode se tornar muito difícil e rasgar o papel ao removê -lo. Se você planeja terminar seu trabalho em outro dia, é melhor removê -lo e reaplaci -lo na próxima vez que você trabalhar nele.
4. Amolece e misture
Depois de remover o fluido, você poderá notar bordas afiadas, por esse motivo, você pode suavizar algumas delas. Você pode fazer isso novamente, retirando as bordas com um pincel úmido e levantando o pigmento ou misturando-o.
Como usar o líquido de mascaramento molhado no molhado
Outra maneira de criar bordas mais suaves é aplicando o fluido de mascaramento em papel molhado. Aqui está como:
- Molhe o papel com água limpa, você não quer diluir muito o fluido, para que não exagere no papel.
- Dab o fluido de mascaramento na área que você deseja preservar e deixe secar.
- Termine o resto da pintura e espere secar
- Remova o fluido e termine a pintura
Essa técnica pode ser muito útil para pintura negativa. As imagens abaixo mostram cada etapa:
Diferentes tipos de fluido
O fluido de mascaramento vem em cores diferentes, como azul. Isso é para ajudar o artista a ver onde o aplicou em sua pintura. Além disso, você também pode comprá -lo de diferentes formas: canetas engarrafadas e marcadores.
Enquanto as canetas marcadoras são mais convenientes para o trabalho rápido e seus pincéis permanecem seguros, as versões engarrafadas permitem mais flexibilidade. As canetas marcadores também são ótimas para iniciantes, enquanto as versões engarrafadas exigem um toque mais experiência.
No final do dia, tudo se resume à preferência pessoal. Eu prefiro usar as versões engarrafadas, no entanto, você pode ter os dois.
Técnicas de fluido de Maskin para tentar
Abaixo estão algumas técnicas com as quais você pode praticar ou usar em suas pinturas em aquarela.
Pintura de água
Ser capaz de preservar as áreas reflexivas ao pintar lagos, rios e cachoeiras facilita muito tudo. Para usar essa técnica, aplique o fluido no papel onde estão as reflexões. Pinte sobre ele começando com um azul claro e depois caia em um pouco de azul escuro.
As imagens abaixo mostram um exemplo difícil de usar esta técnica:
Respingo
Você pode usar uma escova de dentes ou pincel para respirar pequenos pontos no céu da sua pintura para criar pinturas de galáxias ou um céu noturno. Aqui está como respirar:
Camadas
Você pode mascarar as áreas da sua pintura depois de adicionar a primeira camada. Basta esperar que seque e aplique o fluido como o normal.
Dicas extras e perguntas frequentes
Sempre mude a água
Depois de aplicar o fluido e limpar o pincel, limpe seu frasco e encha -o com água limpa. Você não quer usar a mesma água para criar sua pintura.
Você pode usar o líquido de mascaramento em áreas pintadas?
Você pode usar áreas de máscara em camadas já pintadas, desde que a camada anterior tenha se secos e que não o deixe por muito tempo. Se você planeja não trabalhar em sua pintura por dias a fio, remova, novamente novamente.
Tudo bem usar um secador de cabelo?
O uso de um secador de cabelo ou qualquer ferramenta de calor pode fazer com que o fluido de máscara seco grude no papel e se torne muito difícil de remover.
Você pode misturar líquido de mascaramento com água?
Você pode misturar o fluido de mascaramento com algumas gotas de água para facilitar a espalhamento e a aplicação. No entanto, adicionar muita água fará com que sua pintura e o fluido de mascaramento não seja mais resistente à água.
Existem alternativas para mascarar o fluido?
Existem algumas alternativas que você pode tentar incluir resistência a cera, pastel de óleo, fita adesiva, levantamento e manutenção. Saiba mais sobre as outras opções deste artigo: 8 Excelentes alternativas para mascarar o fluido