Fazendo Envidraçamento em Aquarela e gráficos de vidros ! Esse tipo específico de gráfico de cores é uma excelente maneira de dizer como as cores ficarão quando você as coloca no topo uma da outra. Por exemplo, as camadas de amarelo em vermelho podem criar laranja! Esta pode ser uma referência muito útil quando você está pintando. Neste post, você aprenderá exatamente como fazer uma tabela de envidraçamento em aquarela.
Vamos entrar nisso …
O que é um gráfico de vidros?
Uma tabela de vidros em aquarela mostra como as cores parecem diferentes quando são colocadas em camadas (vidros) umas sobre as outras. Uma tabela de vidros é feita com cada cor que você deseja testar, deixando secar e depois colocar o segundo conjunto de cores na parte superior, para ver como elas aparecem para referência.
Como ler um gráfico de vidros:
Ler um gráfico de vidros é muito simples. Os eixos X e Y mostram os nomes dos pigmentos que estão sendo testados. Para ver como seriam duas cores quando envidraçadas umas sobre as outras, basta encontrar as duas cores no eixo X e Y e onde elas se encontram no gráfico.

Como fazer um gráfico de envidraçamento de cores passo a passo:
Desenhando a grade
O primeiro passo para fazer seu gráfico de vidros é desenhar a grade. Para esta etapa, usei um lápis e régua HB, você também pode usar um estêncil para acelerar o processo. Eu estava planejando testar 6 cores, então desenhei 6 linhas e colunas com quadrados sendo 1 x 1cm com 0,5 cm entre cada quadrado. A imagem abaixo mostra como acabou:

Além disso, rotule os eixos X e Y com as cores que você vai testar. Se você estiver testando as cores da sua paleta, poderá rotular os eixos X e Y com o mesmo conjunto de cores.
Para simplificar o processo, usei apenas 6 cores para este tutorial, elas são:
- Luz amarela de Hansa
- Novo gamboge
- Pyrrol Scarlet
- Quinacridona Rose
- Pthalo Blue
- Ultramarina francesa
Essas cores são do conjunto de itens essenciais de Daniel Smiths.
Pintando o primeiro esmalte
Agora que você tem sua grade, é hora de enxertar as primeiras camadas! Começando com o eixo y, basta incluir cada cor em todo o gráfico de acordo com seu rótulo.
Meu gráfico foi rotulado: amarelo de limão, novo gamboge, pirrol escarlet, rosa de quinacridona, ultramarina francesa e azul pthalo.
Sempre certifique -se de enxaguar bem o pincel ao alternar as cores.
A imagem abaixo mostra o que você vai acabar com:

Adicionando as segundas camadas
Antes de adicionar as segundas camadas, certifique -se de que as primeiras amostras tenham seco completamente. Você pode usar um secador de cabelo para acelerar o processo.
Agora é hora de enxertar as cores no eixo x. Simplesmente brilha sobre as primeiras camadas na direção oposta, de acordo com os rótulos. O diagrama abaixo mostra os resultados:

Você pode ver como as cores mudam dependendo de quais pigmentos você usa para esmaltar. Por exemplo, a Ultramarine francesa de vidros sobre a rosa de Quinacridona cria uma cor roxa!
Se você gostou deste tutorial, leia o artigo abaixo para saber mais sobre os gráficos de mistura e cores em aquarela:
– O guia final para gráficos de mistura de cores
– Mistura de aquarela e tudo o que você precisa para dominar
Agora que você sabe como fazer um gráfico de envidraçamento em aquarela, é hora de pegar seus suprimentos e fazer um dos seus!