Gráficos de mistura de aquarela, 7 tipos excelentes que vão auxiliar na mistura de cores pode ser um empreendimento desafiador, pode ser difícil lembrar todas essas combinações de cores específicas, especialmente se você for novo. É por isso que temos gráficos de mistura de cores!
Nesta postagem, explico como ler, usar e fazer 7 tipos diferentes de gráficos.
Vamos entrar nisso …
Então, o que é um gráfico de mistura de cores?
Para simplificar, Os gráficos de mistura de cores são diagramas que mostram os resultados da mistura de diferentes combinações de cores. Eles também são uma ótima ferramenta de referência para mistura de cores ao pintar.
Existem muitos tipos diferentes de gráficos de mistura de cores, e cada um tem seu objetivo. Os nomes estão listados abaixo, no entanto, lembre -se de que outros artistas podem ter nomes diferentes para alguns deles:
Neste post, mencionei o objetivo de cada gráfico e aproximadamente como você pode criar um para si mesmo.
A roda de cores
A roda de cores é um gráfico de ajuda visual mostrando as relações entre cores diferentes, então que Podemos entendê -los melhor.
Rodas de cores são o gráfico de cores mais importante que você pode criar como iniciante. Isso ocorre porque eles ajudam você a entender o básico da mistura de cores e da teoria das cores.
Com uma roda de cores, você pode determinar se uma cor é quente/fria, qual cor para misturar para que você possa escurecer ou silenciar uma cor, ou qual cor misturar para fazer uma sombra mais clara … etc.
A imagem abaixo mostra um gráfico de roda de cores. No entanto, achei melhor dedicar um post separado sobre como fazer e ler um. Como ler, usar e fazer uma roda de aquarela.

Estabelecemos que as rodas coloridas são ótimas para entender o básico. No entanto, para entender melhor como misturar as cores específicas da sua paleta, você precisará usar outros gráficos de mistura de cores (como os mencionados abaixo).
Isso ocorre porque existem tantos tipos diferentes de vermelhos, azuis e amarelos que você não pode incluir todas as versões em uma roda de cores.
Gráficos de mistura tradicionais

Um gráfico de mixagem tradicional mostra quais resultados podem ser produzidos a partir da mistura das cores que você tem em sua paleta. Eles são uma maneira de criar uma ferramenta de referência que você pode usar para determinar rapidamente quais cores misturar para obter a tonalidade que você deseja.
Para que são usados os gráficos de mixagem tradicionais?
Usar um gráfico de mixagem ajudará você a entender: quais cores, quando mixadas, produzir uma cor indesejada enlameada, uma cor saturada rica e quais cores se amontoam.
Com um gráfico de mixagem, você pode ver como misturar tons diferentes da mesma cor (por exemplo, verde claro; verde azul, verde-oliva … etc).
Dessa forma, você não precisa continuar testando suas cores enquanto pinta, você pode usar as informações no seu gráfico de cores como guia.
Como ler um gráfico de mixagem
O ponto principal do gráfico de mistura é misturar todas as cores pelo menos uma vez. O eixo x e o eixo y mostram as cores que você vai misturar. Eles devem ser colocados na mesma ordem com as mesmas cores de ambos os lados.
O diagrama abaixo mostra corretamente como você pode ler um gráfico de mistura de cores.
No entanto, também escrevi um artigo passo a passo sobre como criar um gráfico de mixagem de cores tradicional, se você deseja aprender com mais profundidade.


Gráficos de envidraçamento em aquarela
Uma das técnicas mais fundamentais da aquarela é a camada. Quando você coloca duas ou mais cores umas sobre as outras, você pode criar uma nova cor!
As gráficos de envidraçamento em aquarela mostram as novas cores que emergem quando duas cores são vidradas uma sobre a outra.
O diagrama abaixo mostra como ler uma tabela de envidraçamento em aquarela:
Você também pode ler meu artigo sobre como fazer uma tabela de envidraçamento em aquarela para aprender mais!

Gráficos de valor de cor
A tinta em aquarela tende a ser transparente, quanto mais água você acrescenta, mais leve fica em valor. Os gráficos de valor de cor são uma maneira de ver como uma cor verá diferentes estágios à medida que você dilui gradualmente a tinta.
Isso é especialmente útil ao trabalhar com cores escuras, como o azul prussiano.
A imagem abaixo mostra um exemplo de um gráfico de valor de cor:

Você pode ver como a cor fica mais clara e mais leve quanto mais água você adiciona a ela.
Como fazer um gráfico de valor em aquarela:
Etapa 1- Para criar este gráfico de valor, comecei desenhando cinco retângulos com um pouco de espaço entre cada forma. Você pode desenhar quadrados ou círculos, se preferir.
Etapa 2- Preencha a primeira caixa com uma versão saturada da tinta (muito pigmento e muito pouca água). Ao encher as caixas para a direita, continue adicionando mais água do que pigmento à mistura. Você pode usar o diagrama acima como um guia.
Eu pintei a primeira caixa com pouca ou nenhuma água adicionada, enquanto piava cada caixa à direita, adicionei mais água. A última caixa à direita tem muito pouca tinta e mais água.
Gráficos de mistura de dupla cor
Como o nome sugere, esse tipo de gráfico mostra os resultados ao misturar duas cores com diferentes proporções. Isso é especialmente útil ao aprender sobre os diferentes tons que você pode criar com apenas duas cores!

Para criar esse gráfico, iniciando alguns quadrados alinhados da esquerda para a direita.
O primeiro e o último quadrado mostrará as cores que você vai misturar. O terceiro quadrado mostrará o resultado da mistura de quantidades iguais de cada cor.
O segundo retângulo mostrará uma mistura de 75% da primeira cor e 25% da cor no 5º retângulo.
O 4º retângulo mostrará uma mistura de 75% da última cor e 25% da primeira cor.
Como criar gráficos de cores complementares
Os gráficos de cores complementares são semelhantes aos gráficos de mistura de cores duplas, no entanto, eles mostram os resultados da mistura de duas cores complementares em diferentes proporções.
Abaixo, você pode ver um gráfico de cores complementares, o diagrama mostra os diferentes índices para misturar ao criar um gráfico complementar:

Para saber mais sobre as cores complementares, confira este post, onde explico a mistura de cores em profundidade.
Gráficos de mistura de cores compostos
Os gráficos de cores compostos mostram os diferentes resultados que você pode obter ao misturar três cores primárias em diferentes proporções.
Esses tipos de gráficos são provavelmente os meus favoritos para mistura de cores! Muitas vezes me pego buscando meu gráfico de compostos antes dos gráficos tradicionais de mixagem de cores, porque eles entram em mais detalhes com misturas de cores.
Tutorial completo do gráfico de cores composto aqui.
Qual é a diferença entre um gráfico composto e um gráfico de mixagem tradicional?
O gráfico de compostos mostra quais tons você pode criar misturando apenas três cores com diferentes índices. Enquanto isso, o gráfico tradicional mostra quais cores você pode criar misturando as cores da sua paleta usando quantidades iguais.
Os gráficos compostos são mais focados, enquanto o gráfico de mixagem tradicional oferece uma visão geral das diferentes misturas de cores.

Como ler um gráfico de cores composto:
No diagrama abaixo, você pode ver as três cores principais usadas neste gráfico. Eles estão posicionados em três dos cantos (azul cobalto, rosa quinacridona e novo gamboge).

A linha superior e a coluna esquerda mostram os resultados da mistura de apenas duas das três cores em diferentes proporções.

O restante das caixas mostra os diferentes resultados combinando as cores no eixo x e y.

Gráficos da paleta
É sempre útil ter Um gráfico mostrando as diferentes cores disponíveis em sua paleta, assim você pode dizer como é cada cor no papel e qual é o nome.
Os gráficos de paleta não são necessários, no entanto, eles podem ajudá -lo a conhecer os diferentes nomes de cores e números de pigmentos, especialmente quando você está apenas começando a se familiarizar.
A imagem abaixo mostra um dos meus gráficos de paleta ao lado da própria paleta. Você pode ver como as cores são dispostas na mesma ordem e posição que os poços da paleta. Também fiz questão de incluir os nomes dos pigmentos.

Chegamos ao final de mais um artigo de mistura de cores, espero que você tenha gostado de ler e tenha achado as informações úteis!
Não se esqueça de se inscrever no meu boletim informativo por e -mail e obter acesso aos meus recursos de aquarela gratuitos: