Nove exercícios de prática de aquarela fácil

9 exercícios de prática de aquarela fácil para ajudá -lo a melhorar

Nove exercícios de prática de aquarela fácil vai ajudar numa das frustrações que muitos iniciantes em aquarela enfrentam é não saber o que pintar! É por isso que reuni nove exercícios de prática em aquarela projetados para ajudá -lo a praticar o básico da pintura em aquarela.

Vamos entrar nisso …

Exercícios de prática em aquarela:

Como você pratica aquarela? Ao praticar esses 9 exercícios básicos de aquarela, você começará a entender as bases da pintura em aquarela:

1. Diferentes estágios de umidade

Esse exercício prático incentiva você a saber como a tinta reagirá em papel molhado. Tudo se resume a dois fatores; A quantidade de umidade no papel e a quantidade de umidade no seu pincel.

Na pintura em aquarela, o tempo é tudo. Você precisa considerar o quão molhado está o papel e a quantidade de umidade que seu pincel se mantém.

Como praticar o tempo de aquarela

Seu artigo passa por cinco etapas durante o processo de secagem, eles são:

  • Mergulhe molhado– Nesta fase, o papel encharcou a água o suficiente para que não absorva mais. Por esse motivo, você pode encontrar poças de água formando -se na superfície; se você inclinar a placa, haverá um cordão de água na borda. Nesta fase, você tem mais tempo para pintar.
  • Brilhante– Quando o papel está molhado o suficiente para ter um bom brilho. No entanto, não há poças. O pigmento sangram, resultando em grandes formas de penas.
  • Úmido– Nesta fase, o sangramento ainda ocorre, no entanto, o pigmento não se espalha muito longe.
  • Úmido– Você ainda pode adicionar pinceladas neste momento. No entanto, o uso de uma concentração de água mais alta do que a tinta resultará em um backrun. A menos que este seja o efeito desejado, use mais tinta e menos água. Isso fará com que detalhes mais definidos com bordas ligeiramente confusas.
  • Seco– Qualquer tinta que você adicionar nesta fase fará parte da próxima camada.

As pinceladas parecerão diferentes, dependendo de qual estágio você escolhe pintar.

Este exercício é simples. Comece dividindo o papel em cinco seções para cada estágio: molhado, brilhante, úmido, úmido e seco. Pratique pinturas de pintura e observe os efeitos de cada estágio.

A imagem abaixo mostra os resultados:

2. Luz e sombra (valores)

O que faz uma excelente pintura em aquarela?

Muitos artistas em aquarela concordam que aprender a expressar valores através da luz e da sombra é crucial.

É isso que pode fazer a diferença entre uma peça medíocre e uma peça bem projetada que continua puxando a atenção do espectador.

Exercício de valor básico

Uma maneira de controlar os valores em sua pintura é ajustando a proporção de tinta e água em sua paleta.

Quanto mais você dilui a mistura com água, mais leve será a cor.

Usar muito pouca água e mais tinta criará valores mais escuros. Depende também de qual cor você usa, alguns são naturalmente mais escuros que outros.

Para este exercício de prática em aquarela, escolha qualquer cor e use muito pouca gole de água no seu papel. Adicione um toque mais água à mistura e pinte uma segunda amostra ao lado da primeira.

Continue ajustando a mistura, adicionando mais água e amamentando a cada vez. Você notará como o valor da cor muda de escuro para luz.

Continue experimentando cores diferentes !!

Há mais exercícios que você pode tentar que o ajudará a praticar valores de pintura, eu os discuto no artigo a seguir:

3. Lavagens em aquarela

Um dos exercícios básicos de aquarela que você deve praticar é pintar os diferentes tipos de lavagens em aquarela. Eles são:

  • Lavagem plana– Uma lavagem plana é criada quando há uma camada uniforme de tinta cobrindo a superfície do papel.
  • Lavagem graduada– Uma lavagem graduada é criada quando há uma transição de valor do escuro para a luz.
  • Lavagem variegada– Uma lavagem variegada envolve duas ou mais cores que se encontram em algum lugar ao longo do papel e se misturam sem problemas. O objetivo é ter uma cor de transição suave para a outra, enquanto isso, evitando bordas agressivas.

Lavagens (exercício de prática em aquarela)

Você pode pintar cada tipo de lavagem usando molhado ou molhado em seco. Acho que o uso da técnica molhada na molhada é mais fácil, no entanto, depende de suas preferências pessoais.

Para pintar uma lavagem plana, molhe o papel com água limpa. Carregue o pincel usando qualquer cor e espalhe uniformemente a tinta até que toda a área esteja coberta (imagem abaixo).

Para uma lavagem graduada, molhe o papel, incline sua placa. Comece a pintar da esquerda para a direita no topo do papel. À medida que você se move, reduza a quantidade de pigmento para que seja mais leve em valor.

Para pintar uma lavagem variegada, molhe o papel e comece com a primeira cor. Depois de chegar ao meio da página, enxágue o pincel e carregue -o com a segunda cor. Pinte o restante do papel com a segunda cor.

A imagem abaixo mostra como é cada lavagem:

Certifique-se de se inscrever na minha lista de e-mails para que você possa obter acesso aos meus exercícios para iniciantes em aquarela de três dias. Inclui o processo detalhado de pintura de lavagens em aquarela usando as técnicas úmidas e úmidas e secas.

O formulário está na parte inferior da página.

4. Círculos de cores

A pintura de círculos de cores é um exercício de aquarela divertido que pode ajudá -lo a se sentir mais confortável com a mistura de cores. Com este exercício, você não precisa se preocupar em criar backruns ou misturar a cor certa.

Você pode misturar cores na paleta e também deixa -lás misturar no papel. Este também é um ótimo exercício de aquecimento em aquarela que você pode tentar!

Pratique exercícios- fazendo círculos de cores

Este exercício é simples. Comece escolhendo qualquer cor e pinte um círculo. Em seguida, limpe o pincel e pinte um novo círculo com uma cor diferente ao lado da primeira.

Deixe as cores se misturarem entre as bordas dos círculos sem perturbá -los. Tudo bem se houver backruns. Repita esse processo com cores diferentes.

Você pode pintar os círculos molhados em molhar ou esperar que eles sequem e, em seguida, coloque o novo círculo molhado para secar.

5. Textura da escova a seco

A adição de textura desempenha um papel enorme em dar vida ao seu assunto, usar a técnica de escova a seco é uma maneira. Neste exercício, você estará praticando controle de pincel enquanto usará a técnica de escova a seco.

Como secar a escova em aquarela (exercício de prática)

Para executar a técnica de escova seca, você precisará carregar o pincel com pigmento e verifique se está úmido removendo o excesso de água em uma toalha ou pano de papel.

Segure o pincel de lado e paste o papel suavemente, isso deve criar uma pincelada de aparência grosseira. Você também pode experimentar vidros sobre a tinta depois de secar.

As vidros sobre as pinceladas de pincel seco farão com que elas amaculem e sangrassem.

6. Exercício em aquarela em camadas

As pinturas em aquarela são quase sempre concluídas por meio de camadas, por isso faz sentido fazer um exercício prático! A camada ajuda a aumentar os valores, criar novas cores, silenciar as cores anteriores e criar profundidade.

Leia mais sobre a técnica de camadas aqui:

Como praticar camadas

Para este exercício de prática em aquarela, você vai colocar os retângulos um sobre o outro usando o mesmo tom ou cores diferentes.

Comece pintando um retângulo usando um tom claro de verde, você pode usar azul cobalto e amarelo de limão para tornar verde claro. Deixe o retângulo secar e pinte outro retângulo ligeiramente menor dentro do primeiro.

Você pode usar a mesma sombra ou um tom mais escuro. Repita esta etapa quantas vezes desejar até sentir que o retângulo está escuro o suficiente (imagem abaixo).

Se você colocar as cores primárias ou as cores complementares umas sobre as outras, ficará cinza, marrom ou preto. (Imagem abaixo)

7. Criando gráficos de cores

Se você deseja criar pinturas melhores, precisa entender muito bem suas cores. Uma das melhores maneiras de fazer isso é criar gráficos de cores.

Existem muitos tipos diferentes de gráficos e cada um com seu objetivo. Se você começou recentemente a pintura em aquarela, eu recomendaria começar com o gráfico de mistura de cores tradicional.

Se você estiver lutando com o básico da mistura de cores, eu recomendaria uma roda de cores.

Confira os links abaixo para obter mais leituras sobre mistura de aquarela e gráficos de mistura de cores:

Gráficos de cores tradicionais para exercícios práticos

Um gráfico de mistura de aquarela mostra as cores possíveis que você pode criar misturando cada cor com todas as outras cores da sua paleta pelo menos uma vez.

Não vou aprofundar este post, no entanto, vinculei o artigo totalmente detalhado abaixo.

Para saber mais sobre os gráficos de mixagem tradicionais, incluindo o que são, como ler um e como fazer um passo a passo, confira o artigo abaixo:

Comece desenhando uma grade e rotulando o eixo x e y com as cores da sua paleta. Seguindo os rótulos, misture cada cor no eixo x com todas as cores no eixo y e coloque cada cor.

Se você dividir a grade na diagonal, verá que há dois slots na grade para cada mistura de cores. Pinte uma versão saturada e uma versão diluída.

A imagem acima mostra um exemplo de um gráfico de mistura de cores.

8. Levantamento e queda de pigmento

O carregamento e o levantamento da tinta são duas técnicas básicas de aquarela que você usará muito em suas pinturas. Embora essas técnicas sejam diretas em como elas funcionam, isso pode ajudar a praticá -las!

Abandonando exercícios práticos

A parte complicada de soltar a tinta é descobrir a quantidade de água que seu pincel está carregando versus o quão molhado está o papel. Por exemplo, se o seu pincel estiver totalmente embebido e o papel estiver úmido, você causará uma corrida traseira.

Se o seu pincel estiver úmido e o papel estiver molhado, você acabará levantando o pigmento. No entanto, se o seu papel e o pincel estiverem totalmente molhados, você poderá acabar recebendo poças.

Mais água = mais sangramento

Tudo depende do efeito que você deseja alcançar.

Para praticar a queda, basta pintar qualquer forma com a cor de sua escolha. Em seguida, escolha uma cor diferente e use seu pincel para cair em algum pigmento.

Preste atenção em como a tinta reage com diferentes níveis de umidade no pincel e no papel.

A imagem abaixo mostra três resultados diferentes de cair pigmento:

Exercício de prática de levantamento

Existem duas maneiras de levantar a tinta, a primeira é levantando o pigmento antes que a camada seque. O outro é reesparando uma seção de tinta seca e depois levantando -a a partir daí.

Para levantar a tinta com o pincel, você terá que amortecê -lo removendo o excesso de umidade em uma toalha ou pano de papel. Quando o pincel toca a tinta molhada, ele deve puxar o pigmento.

Para praticar o levantamento quando o que molhado começar pintando uma lavagem plana com a cor de sua escolha. Enxágue o pincel em seguida, diminua -o removendo o excesso de água. Enquanto a tinta ainda estiver úmida, use seu pincel para levantar o pigmento.

Para levantar a tinta de uma camada seca, retire a área que você deseja levantar com água limpa. Enxágue então amolgue o pincel e levante a tinta.

Você também pode usar uma toalha de papel para levantar o pigmento. A imagem abaixo mostra este exercício passo a passo:

9. Esboço

O exercício final de prática em aquarela está esboçando! Uma das melhores maneiras de pintar seu assunto é primeiro simplificá -lo. Que melhor maneira de fazer isso do que esboçar?

Aqui estão três dicas principais para esboçar:

  1. Não se preocupe muito em acertar as coisas. Seu esboço em aquarela deve ser como um primeiro rascunho.
  2. Tente pintar o sujeito vagamente. A idéia é ter uma impressão de seu assunto
  3. Simplifique sua cena. Permita -se ser flexível para que você possa remover ou mudar as coisas como quiser. Se você estiver usando uma imagem de referência, não precisará copiá -la exatamente.

O principal objetivo de um esboço é capturar aproximadamente suas idéias no papel. Quando você começa a esboçar seus assuntos, encontrará mais espaço para a criatividade! Você pode mover elementos e brincar com o esquema de composição e cores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *