Técnica de sal em aquarela, você deve ter ouvido dizer que os artistas em aquarela usam sal para criar textura em suas pinturas.
Isso é verdade, há uma variedade interminável de oportunidades criativas quando se trata de usar sal!
No entanto, você pode não ter certeza de como explorar essa técnica …
Neste artigo, forneci a você um guia sobre como usar a técnica de sal em aquarela para criar pinturas espontâneas!
Você aprenderá como funciona, o processo passo a passo, como pode alterar a técnica para produzir texturas diferentes e, finalmente, aprenderá algumas idéias de pintura.
Vamos começar …
Mais artigos sobre técnicas de aquarela:
Como funciona a técnica de sal em aquarela?
Muitos artistas em aquarela usam sal para criar pinturas espontâneas e obter texturas interessantes. Isso funciona polvilhando o sal na tinta enquanto a lavagem ainda está molhada. O sal absorve a água e puxa o pigmento e, uma vez que secar, você ficará com “manchas” ou “brilhos” texturizados.

Método da técnica de sal de aquarela
Materiais
Aqui está o que você precisará para esta técnica:
- Tinta aquarela- qualquer cor que você preferir
- Pincéis em aquarela- estou usando um pincel redondo, qualquer um fará
- Papel em aquarela- prensado a frio
- Fita adesiva- para gravar seu papel
- Jarros de água- 1 para limpar o pincel e um para aplicar água clara
- Toalha ou pano de papel- para remover o excesso de água
- Sal: qualquer sal fará
Processo passo a passo
Veja como você usa sal para criar textura em sua pintura em aquarela:
- Prenda seu papel em aquarela
- Pinte sua primeira camada usando qualquer cor da sua escolha
- Enquanto o papel ainda estiver molhado, polvilhe sal na área que você deseja criar a textura. Verifique se o papel não está muito molhado ou muito seco. Você vai querer adicionar o sal enquanto o papel ainda está brilhando.
- Deixe secar completamente sem perturbá -lo.
- Depois que o papel secar, varra suavemente o sal com os dedos. É isso! É assim que você cria textura usando sal.
As imagens abaixo destacam cada etapa:
Perguntas adicionais
Que sal funciona com aquarela?
A maioria dos tipos de sal funcionará com essa técnica, incluindo sal de mesa regular, sal marinho e sal iodado … etc. No entanto, você sempre pode experimentar diferentes tipos.
O tamanho do sal afeta a textura?
Absolutamente! O tamanho do grão de sal alterará o resultado da textura. Geralmente, quanto maior o grão de sal, maior será o brilho. Enquanto isso, grãos de sal menores produzem pontos menores. A imagem abaixo mostra uma comparação entre grânulos menores de sal e sal grosso.


A técnica de sal funciona para todos os pigmentos em aquarela?
Pigmentos mais finos tendem a reagir de maneira diferente aos pigmentos granuladores. Como os pigmentos granuladores têm partículas maiores, há menos fluxo, resultando em brilhos menos óbvios. Enquanto isso, as cores não granuladoras produzem grandes pontos texturizados porque as partículas fluem com a água sendo absorvida.
Qual textura do papel aquarela funciona melhor?
O papel áspero produz mais textura dos três. No entanto, a técnica de sal em aquarela funciona nas três superfícies; Papel áspero, papel prensado a quente e prensado a frio.
Como a umidade do papel afeta a textura?
O quão molhado está o papel produzirá efeitos diferentes. Adicionar muita água causará flores maiores e pode dissolver o sal e fazer com que ela grude no papel. Adicionar muito pouca água resultará em brilhos muito menores e, em alguns casos, não haverá efeito, porque o papel secará muito rapidamente (especialmente se você mora em uma área onde há menos calor e umidade).
Testei todos os três níveis de umidade com a técnica de sal e a imagem abaixo mostra os resultados:


Você pode adicionar outra camada de tinta por cima?
Depois de adicionar o sal, deixe secar e removê -lo, você pode esmagar a pintura com outra cor. Você pode até usar um pincel úmido para reformular e suavizar algumas das bordas, se desejar. No entanto, é melhor não perturbar a pintura depois de adicionar o sal a uma camada de tinta molhada antes de ter tempo para secar.
Tudo bem usar um secador de cabelo para acelerar o processo?
Eu recomendaria deixá -lo secar ao ar. O uso de ferramentas de calor dissolverá o sal e interrompe o processo de reação entre o sal e o pigmento.
É possível polvilhar o sal antes do pigmento?
Sim, você pode, para que isso funcione, precisará ter cuidado para não carregar o pincel com muita água. Uma proporção de aproximadamente 50:50 de tinta e água deve fazer. Basta molhar o papel (não muito molhado) e polvilhe o sal. Coloque a tinta com o ponto do seu pincel e deixe o pigmento fluir! Em seguida, deixe secar sem perturbações e depois varra o sal.
Você pode fazer seu próprio sal?
Você pode fazer seu próprio sal se quiser experimentar grãos maiores usando sal marinho ou o sal que você tem em casa. Você pode usar água do mar ou sal de mesa que você tem disponível em casa.
Veja como fazer seu próprio sal grosso em casa:
- Adicione água à sua panela e deixe ferver. Eu usei cerca de 1/2 xícara de água. Você também pode usar uma chaleira elétrica, se preferir. (Eu usei uma chaleira elétrica)
- Quando a água ferver, desligue o fogo e adicione sal; Quanto mais sal você usar, mais cristais se formarão. Eu adicionei cerca de duas colheres de sopa.
- Mexa a solução até que todo o sal esteja dissolvido. Deixe descansar por um minuto ou dois para permitir que qualquer areia ou especificações de sujeira afundem no fundo.
- Despeje a solução em um grande prato ou assadeira. Certifique -se de deixar os pedaços de sujeira no fundo.
- Coloque a bandeja em um local fresco seco, onde não será perturbado.
- Não coloque a solução onde é exposta à luz solar, isso ocorre porque o calor pode fazer com que o sal derreta novamente.


Para fazer sal usando água do mar, comece esticando a água do mar usando uma gaze para remover a sujeira indesejada. Despeje a água do mar em uma assadeira ou um recipiente com uma grande superfície plana. Coloque -o em uma área fria e seca, onde não será perturbado em deixar a água evaporar e os cristais de sal se formarem. É isso, é como fazer sal usando água do mar!
Aqui está um artigo que mostra mais informações sobre como cultivar seus próprios cristais de sal.
Idéias de técnicas de sal do sal em aquarela para pintar
Existem inúmeras oportunidades para você usar a técnica de sal em suas pinturas! Abaixo, listei alguns exemplos abaixo para ajudar a inspirá -lo! Tentei simplificar essas pinturas para que você possa acompanhar se você é um iniciante! (Eu adoraria ouvir seus pensamentos nos comentários abaixo).
Céu de asa de neve
Cores usadas:
- Fundo:
– azul cerúleo
– azul prussiano
– Paynes Gray (ramos de fundo) - Filial:
– Umber queimado
– Brunt Umber + Paynes Gray
Esta é uma pintura simples usando apenas algumas cores básicas e, claro, sal! Certifique -se de gravar seu papel e preparar sua estação de trabalho. Vamos começar:
- Comece descrevendo um ramo. Certifique -se de adicionar um ou dois apontando para baixo para fazer com que pareça mais realista.
- Com um pastel de óleo, preserve algumas áreas brancas semelhantes à neve em cima dos galhos das árvores. Você também pode usar resistência a cera ou máscara como alternativa.
- Em seguida, molhe o papel com água limpa e com a escova caia em um pouco de azul cerúleo em “flores” irregulares. Deixe algumas áreas mais leves.
- Carregue seu pincel com um azul mais escuro (estou usando azul prussiano) e adicione alguns pontos mais escuros, especialmente perto do topo. Lembre -se de preservar algumas das áreas mais leves.
- Enquanto o papel ainda estiver molhado, polvilhe o sal ao redor da pintura. Certifique -se de espalhá -lo uniformemente e evitar borrifar em pedaços.
- Com o ponto da escova, pinte em alguns galhos de fundo com Paynes Grey, antes que o papel comece a secar.
- Deixe secar, depois escove o sal com as mãos.
- Usando umber queimado, pinte os principais galhos provenientes do topo. Adicione um pouco de Paynes Grey ao Umber queimado e pinte algumas áreas mais escuras dos galhos.
- Termine pintando os pequenos galhos, deixando -os secar, depois passando por cima das manchas de neve com o petróleo branco pastel e pronto!
As imagens abaixo mostram o processo passo a passo para referência:
Campo de flores
Você também pode usar sal para adicionar textura ao pintar um campo de flores! Comece pintando o fundo do campo, enquanto ainda estiver molhado, polvilhe um pouco de sal e deixe secar. Remova o sal e termine a pintura adicionando os detalhes finais. O efeito de sal ajudará a adicionar textura!
Reflexões da água
Usar sal ao pintar a água pode criar esse efeito brilhante que você vê ao olhar para a luz que reflete a água. Para fazer isso, comece molhando o papel e pintando a água ondulando em molhado. Polvilhe algumas especificações de sal onde estão as reflexões da luz e deixe -o definir. Quando terminar de secar, você pode terminar os detalhes da pintura.
Espero que você tenha gostado deste artigo e tenha aprendido muito sobre a técnica de sal em aquarela! Para mais recursos de aprendizagem em aquarela, caça para minha lista de e -mails abaixo: